Dona de uma literatura refinada e vencedora, a escritora Morgana Kretzmann lança neste sábado, em São Paulo, o romance Água Turva (Companhia das Letras), segundo romance da carreira literária da escritora, que em 2022 foi laureada com o Prêmio São Paulo de Literatura com sua obra de estreia: Ao pó.
No primeiro romance, a escritora apresenta de forma corajosa e sensível o hediondo problema do abuso sexual na voz de Sofia, personagem principal, uma jovem que enfrenta as marcas deixadas por abusos sexuais que ela e a irmã Aline sofreram na infância cometidos por um tio. Agora a escritora traz à luz da literatura uma discussão também atualíssima e delicada: política e meio ambiente.
No novo romance, a escritora mergulha nas profundezas de questões ambientais e políticas com personagens ambientadas em um cenário real: o Parque Estadual do Turvo, situado no extremo sul gaúcho na fronteira com a Argentina, local em que a escritora conhece bem por ter nascido e passado a infância. É um espaço paradisíaco é berço da onça pintada, animal ameaçado de extinção, também é nesse paraíso ecológico que está o maior salto de queda d’água do mundo, considerado pelos gaúchos como uma das sete maravilhas do Rio grande do Sul. É neste cenário que três mulheres protagonizam uma história de luta, amor e resistência enfrentando desafios políticos e pessoais em meio à ameaça da construção de uma hidrelétrica na região. (Veja a sinopse logo abaixo)
Com maestria, a premiada escritora combina realidade e fantasia, verdade e ficção, em um romance envolvente.
O livro chega às livrarias do Brasil nesta terça-feira. No próximo sábado, Morgana Kretzmann fará o lançamento oficial em São Paulo, na Livraria da Tarde. No evento, a autora apresentará o livro e terá um bate-papo com a escritora Aline Bei, autora do romance Pequena Coreografia do Adeus (Companhia das Letras), finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura e de O Peso do Pássaro Morto (Nós e Edit), romance finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedora dos prêmios São Paulo e Toca.
Veja a sinopse:
“Da vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura, Água turva é um thriller de tirar o fôlego, que brinca com os limites entre o real e o fantástico, a verdade e a ficção. Com uma narrativa impressionante, Morgana Kretzmann volta ao romance — e à região onde nasceu — para retratar elementos da história política recente do país e denunciar a ambição de homens poderosos diante de um dos nossos maiores tesouros: o meio ambiente. Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina. O último reduto da onça-pintada no sul do país, onde também fica o Yucumã — maior salto longitudinal de queda d’água do mundo —, está ameaçado de desaparecer com a construção da hidrelétrica Gran Roncador. A iniciativa é do Partido Nacional Ambiental, uma sigla com extensa trajetória de corrupção, aliada do governo federal e de seu presidente extremista. Na cidade de Dourado, a guarda-florestal Chaya é a responsável por combater a caça exploratória de animais silvestres no parque. Preta, sua prima, separada da família ainda na infância, é líder de um temido grupo de caçadores e contrabandistas que vive no lado argentino da fronteira, os Pies Rubros. Olga, assessora parlamentar de um ganancioso deputado, se vê forçada a voltar à cidade onde cresceu para ser porta-voz da tragédia ambiental que se anuncia — até perceber que está nas mãos dela a chance de mudar o curso da história. De inimigas a aliadas, as três acabam obrigadas a vencer um passado turbulento para enfim construir uma possibilidade de futuro, para todos. Mas elas não estão sozinhas: Sarampião, a figura mítica de um guarda florestal e protetor da mata, parece acompanhá-las e ajudá-las na batalha.” (orelha – divulgação)
Lançamento do livro Água Turva
Quando: Neste sábado (23), às 15h00
Onde: Livraria da Tarde — R. Cônego Eugênio Leite, 956 – Pinheiros, São Paulo – SP
Entrada: gratuita
Por Vald Ribeiro