Dias maiores virão

A eterna Marielle Franco (Foto: Divulgação0

— Grande dia! — dizem muitas pessoas neste dia histórico de 24 de março de 2024 que marca a prisão dos suspeitos de matarem Marielle. “Grande dia”, eu digo também! Mas dias maiores virão. Dias maiores que hoje em que veremos a justiça sendo feita, punindo todos os envolvidos da morte de Marielle e Anderson. Dias maiores em que — mesmo sabendo que Marielle não voltará ao mundo para fazer uma política séria, para defender e lutar pelas pessoas da favela, pelos negros, por população discriminada pela orientação sexual. Novas Marielles surgirão para se posicionar contra milicianos, contra a morte estrutural de pretos, pobres e crianças das periferias. Haveremos de comemorar as nova Marielles! Comemorar! E que elas não sejam mortas como a nossa eterna Marielle Franco.

Grande dia! A frase reverberando nas redes sociais, na cabeça de todos os sensatos do Brasil, na minha cabeça, na minha crônica. Nos sentimos regozijados tal qual dona Marinete, tal qual Anielle, Mônica Benício, Ágatha…  tanta gente! Mas não sentimos convencidos de tudo… falta juntar as peças do quebra cabeça, peças das quais muitas foram jogadas no lixo — como disse alguém hoje e que infelizmente não me lembro. Mas a Polícia Federal haverá de juntar essas peças. Mesmo que tenha ocorrido uma articulação para ocultação de provas por parte dos criminosos e artífices do crime. Mesmo que algumas provas não possam mais ser recuperadascomo as gravações telefônicas que ficam arquivadas por cinco anos — devem vir novas peças do quebra cabeça, novas delações.

Dias maiores virão. Dias em que as Polícias e o Estado darão um fim aos milicianos, aos inúmeros políticos da milícia. Dias em que a falta de consciência política de parte da população será apenas uma mácula do passado. Mas antes desses dias, grandes dias virão sobre o caso Marielle e Anderson — dias maiores ainda maiores que o dia de hoje — em que saberemos os motivos reais da morte de Marielle, os reais mandantes! Dias em que veremos a justiça sendo feita! E ainda ressabiados com a morte de Marielle, haveremos de comemorar a Justiça.

Outras Marielles aparecerão pelo Brasil. Marielles sem medo de assumir sua orientação sexual, negritude, origem social. Marielles plenas de sonhos de um Brasil melhor! Marielles sérias e combativas na política que farão jus à esquerda e à sociedade. Marielles que não serão assassinadas por políticos — políticos da direita (de que partido eram os dois políticos apontados por mandarem matar Marielle? Claro que há exceções).

Vald Ribeiro

(vald@palavras.com.br)

Related posts

Papai Noel é Karl Marx disfarçado

Os dois galhos da operação Galho Fraco

Júlio Lancelotti fica!

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. Políitica de Privacidade