A 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra será neste sábado (27) em Garanhuns

Destaque da 2ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra

Notícia

Por Vald Ribeiro

Saraus poéticos, lançamento de livros, rodas de conversa, sessão de autógrafos, sorteios de livros são algumas das atividades que integram a 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra que acontece neste sábado (27) em Garanhuns, Pernambuco.  

Jaqueline Fraga — jornalista e escritora — fará a palestra  “Livros-reportagens: quando o jornalismo e a literatura se unem” e estará lançando o livro “Movendo as Estruturas” no Festival

O Festival, que celebra as conquistas e o empoderamento das vozes negras na literatura brasileira, será um ponto de encontro para autores, entusiastas da leitura e admiradores das letras. Em um intercâmbio de ideias e comemoração das obras afro-brasileiras do Brasil e de Pernambuco, o evento contará com a presença de escritores e poetas da região do Agreste pernambucano.

Seguindo a tradição dos festivais anteriores, o evento reafirma o compromisso em valorizar a literatura negra e ampliar a visibilidade de autores e pensadores negros, tanto em Pernambuco quanto no Brasil. O objetivo é fomentar o debate intelectual, promover a igualdade e combater a exclusão histórica.

A escritora e crítica literária Iaranda Barbosa, uma das palestrantes do painel “Esse lugar também é meu: mulher, negra e escritora”, também lança “Ponto de Luz”, seu novo livro: (Foto: divulgação)

Na abertura oficial, o público assistirá ao painel “Esse lugar também é meu: mulher, negra e escritora”, que destacará as vozes de Iaranda Barbosa e Debora Ramos, com mediação de Stephany Metódio. Em seguida, a discussão “Poesia na fala e nos versos: representatividade e ancestralidade” contará com a participação de Zezinha do Coco e Márcia Félix, esta última na função de mediadora. O terceiro debate, “O poder da literatura e da intelectualidade na construção social e política”, terá como palestrantes César Monteiro e Nilson Carvalho, com mediação de Celina Berto. O quarto painel, “Livros-reportagens: quando o jornalismo e a literatura se unem”, terá Jaqueline Fraga como palestrante e Fernanda Limão na mediação.

O evento também marcará o lançamento dos livros “Movimento Estruturas”, de Jaqueline Fraga e  “Ponto de Luz”, da escritora, crítica literária, professora e doutora em Teoria da Literatura Iaranda Barbosa.

Nilson Carvalho, um dos palestrantes do tema “O poder da literatura e da intelectualidade na construção social e política” (Foto: divulgação)

O encerramento será com um Sarau poético de microfone aberto, convidando a moradores, escritores, artistas e a comunidade local a participar. Todos os painéis oferecerão tradução simultânea para Libras, garantindo a inclusão e acessibilidade.

Esta celebração literária tem o apoio do Banco do Nordeste através da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço:

O quê: 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra
Quando: Dia 27 de julho, sábado.
Onde: Casa UFAPE, rua Padre Agobar Valença, nº 145, bairro de Heliópolis, Garanhuns.
Horário: 13h às 20h.
Ingresso: Gratuito.
Mais informações: http://www.negrasou.com.br/festival e http://www.instagram.com/festivaldeliteraturanegra_pe

Related posts

Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia

Prêmio Jabuti divulga lista dos semifinalistas em 23 categorias

Começa nesta quarta-feira a 3ª Edição da FliConquista. Veja a programação

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. Políitica de Privacidade