Notícia
Por Vald Ribeiro
Saraus poéticos, lançamento de livros, rodas de conversa, sessão de autógrafos, sorteios de livros são algumas das atividades que integram a 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra que acontece neste sábado (27) em Garanhuns, Pernambuco.
O Festival, que celebra as conquistas e o empoderamento das vozes negras na literatura brasileira, será um ponto de encontro para autores, entusiastas da leitura e admiradores das letras. Em um intercâmbio de ideias e comemoração das obras afro-brasileiras do Brasil e de Pernambuco, o evento contará com a presença de escritores e poetas da região do Agreste pernambucano.
Seguindo a tradição dos festivais anteriores, o evento reafirma o compromisso em valorizar a literatura negra e ampliar a visibilidade de autores e pensadores negros, tanto em Pernambuco quanto no Brasil. O objetivo é fomentar o debate intelectual, promover a igualdade e combater a exclusão histórica.
Na abertura oficial, o público assistirá ao painel “Esse lugar também é meu: mulher, negra e escritora”, que destacará as vozes de Iaranda Barbosa e Debora Ramos, com mediação de Stephany Metódio. Em seguida, a discussão “Poesia na fala e nos versos: representatividade e ancestralidade” contará com a participação de Zezinha do Coco e Márcia Félix, esta última na função de mediadora. O terceiro debate, “O poder da literatura e da intelectualidade na construção social e política”, terá como palestrantes César Monteiro e Nilson Carvalho, com mediação de Celina Berto. O quarto painel, “Livros-reportagens: quando o jornalismo e a literatura se unem”, terá Jaqueline Fraga como palestrante e Fernanda Limão na mediação.
O evento também marcará o lançamento dos livros “Movimento Estruturas”, de Jaqueline Fraga e “Ponto de Luz”, da escritora, crítica literária, professora e doutora em Teoria da Literatura Iaranda Barbosa.
O encerramento será com um Sarau poético de microfone aberto, convidando a moradores, escritores, artistas e a comunidade local a participar. Todos os painéis oferecerão tradução simultânea para Libras, garantindo a inclusão e acessibilidade.
Esta celebração literária tem o apoio do Banco do Nordeste através da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço:
O quê: 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra
Quando: Dia 27 de julho, sábado.
Onde: Casa UFAPE, rua Padre Agobar Valença, nº 145, bairro de Heliópolis, Garanhuns.
Horário: 13h às 20h.
Ingresso: Gratuito.
Mais informações: http://www.negrasou.com.br/festival e http://www.instagram.com/festivaldeliteraturanegra_pe