Interior de Pernambuco sedia encontro de mestres de maracatu de baque solto em celebração centenária à poesia oral

Mestre André de Lica ( Imagem: Divulgação)

Com o intuito de celebrar a rica tradição oral do maracatu de baque solto, Nazaré da Mata (PE) sedia neste sábado 24,  a partir das 20h, o 7º Encontro Regional de Mestres de Maracatu da Mata Norte. O evento, que acontece na Travessa São José, no bairro do Sertãozinho, promete uma noite inesquecível de poesia, música e dança, com a participação de 20 mestres de diferentes nações da região.

Por nove horas ininterruptas, mestres considerados verdadeiros guardiões da palavra se revezarão em apresentações que prometem contagiar o público. A abertura fica por conta do contagiante Bloco Rural Estrelinha e do Terno do Maracatu Águia Dourada, ambos de Nazaré da Mata, garantindo um início de festa vibrante.

Nesta edição, o evento prestará uma homenagem especial a brincantes que dedicaram suas vidas ao maracatu, como Véi, bandeirista do Maracatu Leão Dourado; Vanessa Vieira, cabocla de pena arreamar; Mestre caboclo Otávio; Josilene, vice-presidente do Maracatu Estrela da Serra – Tracunhaém; e Preto Bem-Vindo, caboclo de lança do Maracatu Cambinda Brasileira.

Há mais de um século, a poesia oral do maracatu de baque solto encanta gerações e enriquece a cultura nordestina. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, este rico patrimônio cultural se mantém vivo graças à dedicação de mestres e brincantes.

Com o apoio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o evento ganha ainda mais visibilidade e impacto. Para André de Lica, mestre de maracatu, produtor cultural e idealizador do evento, o encontro é uma oportunidade ímpar de celebrar conquistas e refletir sobre os desafios da preservação dessa rica tradição. “A minha vida dentro do maracatu vem desde minha infância. Sempre tive orgulho de fazer parte desta brincadeira. Como nazareno, nesses últimos trinta anos, sinto orgulho cada dia mais, como pessoa negra, jovem e morador da periferia, de seguir preservando e difundindo a nossa cultura e identidade do nosso povo”, afirma André.

O 7º Encontro Regional de Mestres de Maracatu é um projeto itinerante que, em setembro, seguirá para Tracunhaém (PE) e, em outubro, retornará a Nazaré da Mata para o encerramento. A expectativa é que, até o final do projeto, cerca de 60 mestres participem da programação, fortalecendo ainda mais os laços entre as diferentes nações de maracatu da região.

A entrada é gratuita e o público é convidado a participar dessa grande celebração da cultura popular pernambucana.

Conheça a lista dos mestres que já confirmaram presença:
Mestre Pita
Mestre Gabriel Silva
Mestre Josemir
Mestre Vinícius;
Mestre Chuchu
Mestre Neguinho
Mestre Ivan Batista
Mestre Dedé Vieira
Mestre Hú
Mestre Adelson Silva
Mestre Negro Ouro
Mestre Natal
Mestre Genário
Mestre Dudu
Mestre Josuel Caboclo
Mestre Luiz Marcolino
Mestre Glebson Salú
Mestre Pedrinho Gabriel
Mestre Léu
Mestre Vanzinho
Contramestre Silas Daniel
Contra Mestre Gil Régis

Serviço:
O quê: 7º Encontro Regional de Mestres de Maracatu da Mata Norte
Quando: Sábado, dia 24 de agosto
Onde: sede do Maracatu de Baque Solto Águia Dourada, localizada no bairro do Sertãozinho — Nazaré da Mata (PE)
Horário: 20h do dia 24 até às 5h da manhã do domingo, dia 25
Ingresso: Gratuito

Por Vald Ribeiro

Related posts

Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia

Prêmio Jabuti divulga lista dos semifinalistas em 23 categorias

Começa nesta quarta-feira a 3ª Edição da FliConquista. Veja a programação

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. Políitica de Privacidade