Pawlo Cidade lança novo romance em Vitória da Conquista

Por Vald Ribeiro

O escritor baiano Pawlo Cidade lançará nesta sexta-feira, em Vitória da Conquista, seu novo romance intitulado A Invenção de Santa Cruz, durante o VI Encontro de Escritores, que acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

 

Com uma vasta obra que inclui 25 livros, entre novelas infantojuvenis, ensaios sobre gestão de cultura e planejamento municipal, Cidade apresenta A Invenção de Santa Cruz, seu sexto romance. A narrativa distópica é repleta de humor, reflexões, encantos e crítica social, ambientada em uma cidade fictícia no litoral sul da Bahia. Embora Santa Cruz seja uma criação literária, a cidade apresenta  semelhanças com Ilhéus, refletindo a rica história desse município baiano.

“A Invenção de Santa Cruz” – Foto: divulgação

Às vésperas de completar  500 anos, Santa Cruz, que teima em ser chamada de “povoado”, enfrenta dias sombrios de seca, peste e corrupção eleitoral. Seus habitantes, quase saídos do Auto da Barca do Inferno, convivem com suas falhas, aguardando o dia em que o mar os engolirá. Até lá, como dizia Mariazinha Linguado — icônica personagem do romance—, “a gente vira peixe!”  Mas o povo de Santa Cruz não se abala com lendas, nem com tragédias ou morte: qualquer pretexto é motivo de festa, até as desgraças são celebradas com alegria. Nesta terra onde peixe e homem trocam nomes, e a nobreza esconde absurdos, os valores se distorcem: vale mais impedir o outro de ganhar do que lucrar. Nessa cidade pitoresca, as más influências permeiam como o cheiro forte do mercado de peixe, infiltrando-se nos habitantes da cidade. Todos acabam sendo “peixes” uns dos outros, numa teia de dependências. Presa ou predador, cada um faz parte desse ecossistema humano contraditório, onde a vida revela suas nuances e milagres diários.

Neste novo romance, publicado pela Editora do Teatro Popular de Ilhéus, Cidade mantém características marcantes de suas obras literárias, como o humor e o realismo fantástico. Sua escrita reflete a influência de grandes autores da literatura latino-americana, como Gabriel García Márquez, cujo realismo mágico transforma o cotidiano em algo extraordinário, e Murilo Rubião, cujos contos revelam o absurdo na realidade cotidiana. Além disso, o regionalismo realista de Jorge Amado é evidente na forma como o escritor retrata a cultura e as peculiaridades de sua terra natal.

O livro poderá ser adquirido nesta sexta-feira, durante o lançamento. A partir do dia 21 de setembro, estará disponível para compra em plataformas de venda online.

Pawlo Cidade, nascido em Ilhéus, é um artista multifacetado. Escritor, poeta, ator, produtor, diretor de teatro e contador de histórias, ele tem uma produção literária extensa, abrangendo romances, teatro, gestão cultural e literatura juvenil. Membro da Academia de Letras de Ilhéus, ocupando a cadeira 13, anteriormente ocupada por Zélia Gattai e fundada por Jorge Amado, Cidade preside a instituição desde 2021. Além de suas atividades artísticas, ele atua como articulista, gestor cultural e professor.

O lançamento será nesta sexta-feira, em Vitória da Conquista, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a partir das 19 horas, durante o VI Encontro de Escritores. O evento também incluirá o lançamento do livro Quintal de Casa: Memórias da poeta e escritora Fernanda de Moraes.

SERVIÇO:
O quê: Lançamento do livro “A Invenção de Santa Cruz”, de Pawlo Cidade.
Quando: Sexta-feira (6), durante o VI Encontro de Escritores de Vitória da Conquista
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Horário: a partir das 19 horas
Ingresso: Gratuito

 

Related posts

Mauricio 90: desenhando o Brasil

Thomas Mann: reflexões que atacam a “espinha dorsal” do totalitarismo

Livro Brasil: Nunca Mais completa 40 anos com edição especial

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. Políitica de Privacidade