Mulheres lideram o consumo de livros no Brasil

Foto: FreepiK

Por Vald Ribeiro

A pesquisa “Panorama do Consumo de Livros” realizada da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Nielsen BookData, revela que as mulheres são as grandes protagonistas do mercado literário no Brasil. Elas representam 62% dos consumidores que adquiriram mais de 10 livros nos últimos 12 meses, com destaque para as classes B e C, que residem principalmente no Nordeste e Sudeste, respectivamente.

O estudo aponta que 41% dessas leitoras pertencem à classe B, predominante no Nordeste, e 39% à classe C, com maior concentração no Sudeste. A pesquisa ouviu 16 mil pessoas com mais de 18 anos, de todas as classes sociais em todo o Brasil, entre 14 e 20 de outubro de 2024. A margem de erro é de 0,8%.

A pesquisa analisou diversos outros hábitos de consumo de livros dos brasileiros:

Preferências de compra: em um cenário de preços equivalentes, 49% dos brasileiros preferem comprar livros em lojas físicas, enquanto 44% optam por lojas online.

Hábitos de leitura: 42% dos consumidores compraram entre 3 e 5 livros no último ano.11,5% compraram mais de 10 obras no mesmo período.

Motivações para a compra: as principais razões para a compra de um livro são crescimento pessoal e lazer. O livro é a segunda categoria cultural mais consumida – (16%), atrás apenas do cinema (19%).

Hábitos de compra: 55% dos consumidores preferem comprar livros online, atraídos por ofertas e conveniência.39% optam pela compra presencial, valorizando a experiência de manusear o livro e a variedade de títulos.

Percepção de preço: Livros de entretenimento e lazer (48%) e livros infantis e juvenis (40%) são considerados “nem caros nem baratos”. Livros escolares (55%) e livros para aprimoramento pessoal e profissional (41%) são considerados caros.

Formatos: 56% dos consumidores compraram apenas livros impressos nos últimos 12 meses.14% adquiriram apenas livros digitais.30% compraram ambos os formatos.

Gêneros mais procurados: Não-ficção para adultos (59,9% nas compras presenciais e 57,7% nas online).Ficção adulta (36,7% nas compras presenciais e 39,3% nas online). Científico, técnico e profissional (14,2% nas compras presenciais e 15,1% nas online).

Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quinta-feira, 6, no site da Câmara Brasileira do Livro.

Related posts

Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia

Prêmio Jabuti divulga lista dos semifinalistas em 23 categorias

Começa nesta quarta-feira a 3ª Edição da FliConquista. Veja a programação

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. Políitica de Privacidade