Acaba de ser publicado, pela Eduneb, o livro Os (des)limites da leitura, que promete ampliar e aprofundar o debate sobre as práticas do ato de ler no Brasil contemporâneo. A obra organizada pelos professores doutores Baktalaia de Lis Andrade Leal, Cláudia Madalena Feistauer e Maria Angélica Rocha Fernandes reúne uma coletânea de ensaios e artigos acadêmicos produzidos por pesquisadores convidados, que exploram a leitura em diferentes contextos — da tradição literária à contemporaneidade digital, passando pela história e filosofia da leitura, e pelos desafios enfrentados na educação básica e superior.
O livro foi financiado com recursos da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), por meio de seu edital de apoio à publicação científica, e representa uma iniciativa relevante para a democratização do conhecimento e o fortalecimento das discussões sobre a leitura como prática crítica, formativa e transformadora.
Um dos destaques do livro é a entrevista inédita com o escritor Júlio Emílio Braz, produzida especialmente para a obra. Autor premiado, Braz já publicou mais de 160 títulos, voltados principalmente ao público jovem, e tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a inclusão social por meio da literatura. Na entrevista, presente no livro, o autor fala sobre sua relação com a literatura, os desafios da formação de leitores no Brasil e a importância da leitura na sociedade.
Para divulgar o lançamento da obra, o idealizador dessa produção, Baktalaia de Lis Andrade Leal concedeu uma entrevista ao site revistapalavras.com.br, em que destaca a importância de valorizar práticas da interpretação:
“Penso que as múltiplas formas de leitura existentes, inclusive aquelas vivenciadas para além dos espaços escolares, devem ser estudadas, entendidas e valorizadas, pois nem sempre são consideradas relevantes como deveriam ser. Além disso, a habilidade de lidar com as variadas formas de ler o mundo é o que nos faz avançar nas competências escolares, universitárias e sociais”, afirma Baktalaia.
A obra será lançada em diversos eventos nos próximos meses em cidades do Sudoeste Baiano, promovendo o diálogo entre universidade, escolas, comunidades e agentes culturais. A proposta é fomentar o debate sobre leitura e promover o comprometimento com os desafios sociais e educacionais do país.
O livro Os (des)limites da leitura já está disponível para compra no site da editora: eduneb.uneb.br