Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025
Início » Praia do Forte celebra a literatura na 5ª edição da FLIPF, entre os dias 16 a 19. Veja detalhes do evento.

Praia do Forte celebra a literatura na 5ª edição da FLIPF, entre os dias 16 a 19. Veja detalhes do evento.

por Palavras!
Carla Madeira (Divulgação / TV Brasil)

A 5ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte acontecerá de 16 a 19 de maio, na idílica Praia do Forte, um distrito homônimo localizado no município de Mata de São João, a cerca de 80 km de Salvador. Este ano, o evento traz como tema central “Dentro do mar tem rio – narrativas e memórias percorridas pelas águas”, explorando a riqueza das histórias e memórias que fluem como rios no mar da literatura.

O festival literário contará com uma programação diversificada, incluindo painéis de discussão, oficinas criativas, mesas de debates literários, performances artísticas e uma série de outras atividades distribuídas em quatro espaços. A curadoria está a cargo de quatro destacados especialistas do setor literário: Edma de Góis, Anderson Shon, Emília Nuñez e Bárbara Falcon, que garantem uma experiência rica e cativante para todos os participantes.

a poetisa e escritora Lívia Natália (Foto: divulgação)
A poetisa e escritora Lívia Natália (Foto: divulgação)

Entre mais de 50 celebridades da literatura e da arte confirmadas estão nomes  como Anderson Shon, escritor, poeta, educador, quadrinista, autor de uma série de livros dos quais  “Um Poeta Crônico”, “A Despedida do Super Futuro”,  HQ “Estados Unidos da África”; Carla Madeira, conhecida por seus romances “Tudo é Rio”, “A Natureza da Mordida” e “Véspera”; Livia Natália, poeta autora de mais de 10 livros, dos quais “Caramurê”, “Dia bonito pra chover” e “Em Face dos Últimos Acontecimentos”; Geovani Martins, autor da coletânea de contos “O sol na cabeça” e do romance “Via Ápia”; Nankupé Tupinambá Fulkaxó, jornalista, militante e ativista das causas indígenas e ambientais; Niní Kemba Náyò, arte-educadora, escritora e contadora de histórias; Luciene Nascimento, escritora,  autora de “Tudo Nela é de se Amar”; Carla Madeira no Trilha de Letras – Divulgação / TV Brasil, jornalista e pesquisadora literária;  Jorge Augusto, dentre suas obras destacam-se “Contemporaneidades Periféricas”, “O Mapa de Casa”, “Muvuca” e “Modernismo Negro”, editor da revista “Organismo”, dedicada à literatura brasileira contemporânea;  Socorro Acioli, escritora, autora de  “Ela tem olhos de céu”  e de “A cabeça do santo”; Sara Bertrand, escritora chilena, com diversas obras traduzidas para o português:    “A mulher da guarda” (premiado  livro infantojuvenil), “Patos e Lobos-Marinhos” e “Lá fora, os fantasmas”.

Sara Bertrand, escritora chilena, com diversas obras traduzidas para o português

A feira é composta de quatro espaços temáticos: 

Canto da Palavra — principal espaço do evento, onde ocorrerão as Mesas Literárias e as Sessões de Autógrafos com escritores. Além disso, o local inclui a Livraria Oficial LDM, que se encontra no auditório do Espaço Baleia Jubarte, uma instituição criada em 1988 com a missão de proteger as baleias jubarte na região do Banco dos Abrolhos. Com a curadoria experiente de Edma de Góis, o Canto da Palavra se estabelece como um local de inspiração, encanto e encontro para os apaixonados por literatura.

Multiverso FLIPF — dedicado à juventude, o espaço terá uma programação rica que inclui mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, rodas de conversa e batalhas de slams. Além disso, conta com um espaço multimídia equipado com realidade virtual. O escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon assume a curadoria do local.

Rede de Livros — com a curadoria sob responsabilidade da antropóloga e pesquisadora musical Bárbara Falcón, o espaço é dedicado a coletivos, editores baianos e a autores independentes. Nesse local, além de ser o ponto de exposição e venda de livros, ocorrerá uma variedade de atividades, incluindo conversas com autores, lançamentos de livros, exposições, sessões de contação de histórias, oficinas e outros eventos culturais.

Ninho FLIPF — O título sugestivo foi inspirado no nascimento das tartarugas marinhas nas areias da Praia do Forte. Criado para crianças de 0 a 12 anos, o espaço terá uma variedade de atividades, incluindo contação de histórias, apresentações artísticas, lançamentos de livros e conversas com autores de literatura infantil. O evento ocorrerá no Projeto Tamar, com curadoria da escritora Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti de 2023 na categoria infantil com o livro “Doçura”.

A FLIPF é um evento organizado pela Trevo Produções e Gabiroba Cultural, com apoio da Prefeitura de Mata de São João, Governo da Bahia, Projeto Tamar e Projeto Baleia Jubarte, além do patrocínio da Reviver e Bahiagás.

Por Vald Ribeiro

Mais:

COMENTÁRIO

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. PROSSEGUIR Políitica de Privacidade

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00