Vald Ribeiro
Em sintonia com o julho das Pretas, mês dedicado à visibilidade das mulheres negras, a 3ª Edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra acontece neste sábado (27), em Garanhuns. A programação — que celebra as lutas, conquistas e contribuições das mulheres negras à sociedade — além de saraus, rodas conversas, painéis e apresentações culturais contará também com lançamento de livros. “Movendo as Estruturas”, da escritora e jornalista Jaqueline Fraga, e “Ponto de Luz”, da escritora e crítica literária Iaranda Barbosa são os dois livros que serão lançados no evento.

“Movendo as Estruturas”, agora em sua segunda edição, escrito por Jaqueline Fraga — jornalista e escritora, finalista do Prêmio Jabuti em 2020 com sua obra inaugural “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”.
O livro é uma coletânea de artigos em que a escritora apresenta a teia complexa de experiências sobre as questões raciais no Brasil, com ênfase especial nas vivências de mulheres afro-brasileiras. Através de uma prosa reveladora e cativante, Fraga convida o leitor a reconhecer e enfrentar as injustiças enraizadas no racismo, celebrando também as conquistas e a resistência das mulheres afro-brasileiras. “Movendo as Estruturas” é um manifesto político e cultural que visa desafiar as normas e estruturas opressivas da sociedade brasileira”, destacou a autora, idealizadora do Festival Pernambucano de Literatura Negra.

Também será lançado no Festival o livro “Ponto de Luz”, da escritora, crítica literária, professora e doutora em Teoria da Literatura Iaranda Barbosa. A obra explora uma confluência de respeito, sincretismo e conexão com a ancestralidade, desvendando com maestria uma visão lírica e cativante sobre as vivências ancestrais e marcantes na cultura afro-brasileira, vividas pelo artista Daniel Dias. “Este trabalho é uma coletânea de narrativas baseadas nas conexões de Daniel e sua espiritualidade. Sem dúvidas, o leitor vai estar diante de uma das maiores riquezas que retratam as tradições e histórias que compõem a identidade cultural de nosso povo”, afirmou a autora.
A 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra é gratuito e acontece neste domingo na Casa UFAPE, localizada na Rua Padre Agobar Valença, 145, no bairro Severiano Moraes Filho, em Garanhuns, a partir das 13 horas. Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do festival.
SERVIÇO
O quê: 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra
Onde: Casa UFAPE (Endereço: R. Padre Agobar Valença, 145, Heliópolis, Garanhuns – PE)
Quando: 27 de julho
Horário: Início dos festival – 13h; Lançamentos de livros – 18h
Ingresso: Gratuito