Por Vald Ribeiro
Notícia
A 8ª edição da Flipelô, Festa Literária Internacional do Pelourinho, a maior festa literária da Bahia, começa nesta quarta-feira (07) e vai até o próximo domingo, em Salvador. Com uma programação totalmente gratuita, a celebração literária ocorrerá em 153 espaços do Pelourinho e Centro Histórico da capital. Além da gratuidade, o evento está equipado para garantir meios acessibilidade.

Com o tema “A Poesia Cantada de Raul”, a Flipelô vai homenagear o cantor, compositor, poeta e multi-instrumentista baiano Raul Seixas. A Festa, que tradicionalmente homenageia uma celebridade do universo literário baiano que tenha uma relação com a obra de Jorge Amado, mantem a prática nesta edição ao celebrar Raul Seixas, uma vez que na obra de ambos há temáticas e reflexões parecidas. Os dois exploraram a cultura popular, questionaram as desigualdades sociais e defenderam uma sociedade mais justa.
Como de costume, o evento que se destaca pela celebração literária, enfatizando a diversidade, a baianidade e a brasilidade, com a valorização da literatura, contará com a participação de escritores da Bahia, do Brasil e do exterior, além de exposições, lançamentos de livros, rodas de conversa, seminários e oficinas, além de música, artesanato e gastronomia.

Neste ano, a Flipelô apresenta novidades: um espaço dedicado aos fãs de revistas em quadrinhos, que será instalado na Vila Literária, no Largo Tereza Batista. Outra inovação é o espaço infantil Mabel Veloso, que, entre os eventos voltados para o público infantil, contará com o lançamento do novo livro de Itamar Vieira Junior, “Chupim”, e o relançamento de “Pituco”, obra de Paloma Jorge Amado, filha de Jorge Amado.
Ainda na programação para o público infantil, as crianças terão a oportunidade de explorar a história e as obras de Raul Seixas e suas interações com o mundo, através de sessões de contação de histórias. Oficinas criativas compõem também a programação dedicada a crianças oferecendo caligrafia, criação de personagens, escrita, ilustração e desenho.
A Festa reúne 146 escritores nacionais, 5 internacionais e 352 artistas de diversas linguagens. Entre os nomes confirmados estão Aleilton Fonseca, poeta e doutor em letras; Amanda Julieta, escritora, poeta e jornalista; Anderson Shon, escritor, poeta e quadrinista; Clara Alves, autora do best-seller ‘LGBTQIAP+ Conectadas’; Itamar Vieira Júnior, autor de ‘Torto Arado’; Ricardo Ishmael, jornalista e escritor; Igiaba Scego, escritora italiana e somali; e Tenzin Tsundue, escritor e ativista tibetano.

Além da programação gratuita, a Flipelô facilita o acesso do público com transporte gratuito. Vans personalizadas do evento farão a ligação entre a estação Campo da Pólvora e o Pelourinho, permitindo que os visitantes aproveitem o evento com mais comodidade e sem se preocupar com deslocamentos.
A Festa será oficialmente aberta hoje, às 19h, no Largo do Pelourinho. O público poderá conferir o show ‘Carlos Eládio toca Raul!’, uma homenagem ao cantor e compositor Raul Seixas, com a participação especial de Vivi Seixas, filha do Maluco Beleza, além da participação do VJ Gabiru.
Destaques da programação:
- Vila Literária: Um espaço dedicado aos quadrinhos, com exposições, vendas de livros e atividades para todas as idades.
- Casa das Editoras: Uma vitrine da produção editorial baiana, reunindo diversas editoras independentes e universitárias.
- #CirculeUmLivro: Uma iniciativa que promove a troca de livros, incentivando a leitura e a sustentabilidade.
- Espaço de Sustentabilidade: Com oficinas e atividades práticas sobre economia circular e meio ambiente.
- Exposições e museus: Várias instituições culturais do Centro Histórico abrirão suas portas para o público, com exposições especiais e atividades educativas.
- Gastronomia: A Flipelô também agrada o paladar, com uma variedade de opções gastronômicas, desde quitutes típicos da Bahia até pratos inspirados nas canções de Raul Seixas.
A Flipelô é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Sesc, conta com o apoio do Ministério da Cultura, Nubank, Grupo CCR, SICOOB, Banco do Nordeste e Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador, a Rede Bahia e a ITS Brasil também contribuem para a realização do evento.
Confira aqui a programação.