Por Vald Ribeiro
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou a prorrogação do prazo para submissão de propostas à Chamada de Apoio à Realização do Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR), previsto para ser realizado em novembro de 2025. A nova data limite para inscrições é 30 de setembro.
A Chamada, uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial, contará com um investimento de R$ 1 milhão e tem como objetivo fomentar o debate sobre a questão racial no Brasil. O evento, que visa fortalecer o pensamento crítico e promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e saberes tradicionais, reunirá escritores, pesquisadores e especialistas para discutir a questão racial a partir da literatura, das ciências e de outras formas de expressão artística.
Fortalecendo a pesquisa e o debate
Além de promover debates, o FLIIR visa fortalecer a agenda de pesquisa sobre a questão racial no país. O evento busca incentivar a produção de pesquisas a questão racial sob diversas perspectivas, integrando diferentes áreas do conhecimento e valorizando os saberes tradicionais.
O festival também tem como objetivo criar um espaço de debate científico e fortalecer a produção e divulgação de publicações literárias e científicas no campo da questão racial. A expectativa é que o evento contribua para a institucionalização da política de igualdade racial no Brasil.
Quem pode participar?
Para participar da Chamada, o proponente deve ter doutorado, participar da coordenação do projeto e estar vinculado a uma instituição cadastrada no CNPq. O edital prioriza a participação de pessoas negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiro e ciganos.
Mais informações
Os interessados podem consultar o edital completo na página da chamada CNPq/MIR Nº 27/2024 – Apoio à Realização do Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR).