Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025
Início » A escritora Melina Galete lança neste sábado o livro “Desmemórias de uma aldeia”

A escritora Melina Galete lança neste sábado o livro “Desmemórias de uma aldeia”

A escritora, que publicou dois livros de poesias   e um em prosa lança agora Desmemórias de uma aldeia, uma coletânea de crônicas que tem como cenário principal uma aldeia de Portugal.

por Palavras!
A escritora Melina Galete (foto: divulgação)

Neste sábado (dia 9), a escritora Melina Galete  lança o livro Desmemórias de uma aldeia, às  14h, na Livraria Ponte, que fica na rua Tiradentes, 128, 2º andar, em Ingá, Niterói.

O livro, publicado pela editora Bestiário, é a quarta obra de Melina Galete. A escritora, que publicou dois livros de poesias   e um em prosa lança agora Desmemórias de uma aldeia, uma coletânea de crônicas que tem como cenário principal uma aldeia de Portugal.

No livro, a autora nos leva a conhecer uma aldeia portuguesa tradicional e afastada. A obra mistura relatos da vida cotidiana na aldeia com trechos de diário da autora, que reflete sobre sua experiência de estrangeira. O livro foi escrito durante e depois da estadia da autora em Portugal, o que lhe permitiu abordar a alteridade de diferentes perspectivas. A autora também se baseia em documentos históricos e nos conta a história de um menino que morou na aldeia no século XVII e foi acusado pelo Tribunal da Inquisição. Em um salto temporal, as crônicas de Galete mostram como era, como é e como será a vida na aldeia em diferentes épocas. O humor sutil e inteligente de Melina está presente nesse livro.

Autora dos livros Das vezes em que pratico o esquecimento (Caravana, 2023, com edição na Argentina em espanhol); Poemas para pessoas que cruzam oceanos e não viajam (Raiz, 2022) e Da verdadeira Índia (Jaguatirica, 2020; lançado em Portugal pela Gato-Bravo), Melina Galete é doutora, mestre e licenciada em Literatura. Durante sete anos, morou em Portugal e acumulou experiências e imagens que inspiraram esse livro.

“Desmemórias de uma aldeia”: quarto livro publicado por Galete

Sinopse:

É pequena, a Aldeia. Bem pequena. Quem olha lá do alto vê muitas casas ao longe. Dizem que com muita força de vontade ou com um bom telescópio é possível enxergar o mar da Póvoa do Varzim. Dizem até que em dias de vento forte o ar com propriedades curativas daquela praia chega até a Aldeia. Pode ser. Dizem muitas coisas naquela terra. Não se trata de uma aldeia muito isolada, como tantas outras que existem em Trás-os-Montes ou no Alentejo, mas por algum motivo ainda inexplicável o local parou no tempo. Neste livro, Melina Galete transforma as lembranças da vida na aldeia portuguesa em relatos – por vezes semelhantes a contos, em outras parecidos com crônicas. Pessoas simples, que passavam por ela com a exigência de um cumprimento nos olhares, desfilam por estas páginas: o padre que preferia estar em outra paróquia, a vizinha incômoda, o menino que foi ao Tribunal da Inquisição, o homem comum que virou santo sem motivo, a beata da igreja e tantas outras personagens improváveis de existirem na realidade. Mas que existem.

SERVIÇO:
L ançamento do livro Desmemórias de uma aldeia
Quando: Neste sábado (9), às 14h
Onde: Livraria Ponte — rua Tiradentes, 128, 2º andar, Ingá, Niterói (RJ) *
*Quem comprar um livro vai ganhar um cupom para um café na Casa de Helena, que fica no andar de baixo.
Entrada: gratuita

 

Por Vald Ribeiro

Mais:

COMENTÁRIO

Usamos cookies e tecnologias similares para aprimorar sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao continuar usando nossos serviços, você concorda com o uso dessas funcionalidades. PROSSEGUIR Políitica de Privacidade

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00