A influenciadora e escritora norte-americana Courtney Henning Novak tornou-se um fenômeno viral nas redes sociais após compartilhar, neste sábado (18), sua experiência de leitura da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Com mais de 400 mil visualizações, o vídeo mostra a admiração de Courtney pela literatura clássica brasileira, destacando a relevância de Machado de Assis, considerado um dos maiores escritores do mundo.
Courtney, em sua missão de ler um livro de cada país, expressou sua surpresa e admiração pelo talento de Machado de Assis, cujo nome rapidamente escalou para os trending topics após a divulgação do vídeo. Em um tom brincalhão, Novak expressou sua admiração pelo livro: “Preciso conversar com as pessoas do Brasil. Ainda não terminei ‘Brás Cubas’, faltam 100 páginas, mas já enfrento um grande dilema: minha edição tem apenas 300 páginas. Estou lendo com tanto cuidado que vai durar o fim de semana. E depois, o que farei com o resto da minha vida?” Ela também questionou, com humor, por que ninguém a avisou que estava diante do “melhor livro já escrito” e brincou que deveria ter sido alertada para ler uma obra mediana antes de se deparar com tal clássico.
A reação de Novak não se limitou à admiração literária; ela anunciou, meio séria, meio brincando, que agora precisaria aprender português, agradecendo pela tradução “exótica e incrível” de Flora Thomson-Devaux. O entusiasmo de Novak com Memórias Póstumas de Brás Cubas e seu projeto “Read around the world” (“Leitura ao redor do mundo”) ressalta a importância da literatura na conexão entre culturas e na descoberta de novas perspectivas literárias.
Veja o vídeo:
Por Vald Ribeiro